top of page
Design sem nome (80).png
fundo-floral-elegante-em-estilo-barroco-design-de-arte-de-flores-decorativas-retro-ilustra

Sobre o evento

'Contratenores'

Com direção artística e regência do maestro Alexandre Mousquer, Ottava Bassa convida 5 das mais belas e raras vozes de contratenores para um concerto inédito com o premiado Coro Masculino Ottava Bassa. 

 

No programa, obras de grandes compositores de todos os tempos, do barroco ao contemporâneo, onde as estrelas Daniel de Vasconcelos, Diego Marcondes, Jean Carlos Gorges, João Luiz Junior, Paulo Mestre e o Coro masculino Ottava Bassa, acompanhados ao piano por Priscila Malanski, prometem proporcionar uma noite musical inesquecível!

 

 

Data: 10 de julho de 2024, 20h

Local: Capela Santa Maria - Rua Conselheiro Laurindo, 273 - Centro - Curitiba- PR

PACEM - SOBRE
fundo-floral-elegante-em-estilo-barroco-design-de-arte-de-flores-decorativas-retro-ilustra

Programa

fundo-floral-elegante-em-estilo-barroco-design-de-arte-de-flores-decorativas-retro-ilustra

1 - Pur ti miro - Monteverdi 

Daniel de Vasconcelos e Paulo Mestre

2 - But who may abide - Handel 

Diego Marcondes

3 - L'empio, sleale, indegno (Tolomeu) - Handel 

Paulo Mestre

4 - Lascia ch'io pianga - Handel

João Luiz Junior

5 - Ah quel giorno ognor rammento- Rossini

Daniel de Vasconcelos

6 - Allerseelen - R. Strauss

Jean Carlos Gorges

7 - Erlkönig  - Schubert

João Luiz Junior

8 - Chacun a son Gout - Strauss

Daniel de Vasconcelos

9 - Ave Maria - Giulio Caccini

Daniel de Vasconcelos, Diego Marcondes, Jean Carlos Gorges, João Luiz Junior, Paulo Mestre e Ottava Bassa

10 - Magnificat - Frisina

Diego Marcondes e Ottava Bassa

11 - Domine Deus Agnus Dei - Vivaldi

Daniel de Vasconcelos e Ottava Bassa

12 - Fatal Day - Handel

Paulo Mestre e Ottava Bassa

13 - Northern Lights - Ola Gjeilo -

Coro Masculino Ottava Bassa

14 - Pie Jesu - Lloyd Webber

Jean Carlos Gorges , João Luiz Junior e Ottava Bassa

15 - Barcarole - Offenbach

Jean Carlos Gorges Alexandre Mousquer e Ottava Bassa

16 - Somewhere - Leonard Bernstein

Daniel de Vasconcelos, Diego Marcondes, Jean Carlos Gorges, João Luiz Junior, Paulo Mestre e Ottava Bassa

Conheça os Artistas

Instagram post retrato dia da advogada branco (3).png

Paulo Mestre

Natural de Curitiba, vem desenvolvendo importante carreira como solista, destacando-se em apresentações internacionais, tendoapresentado-se em diversas cidades da França, Alemanha, Portugal,Israel, Costa Rica, Uruguai, Argentina, Canadá, EUA entre outros.

No Brasil vem atuando em Festivais de Música Antiga do Rio de Janeiro, Curitiba, Juiz de Fora e Recife em recitais com Juan Manuel Quintana, Marilia Vargas, Nicolau Figueiredo, Marcelo Fagerlande, Bruno Procópio, José Luiz de Aquino e com grupos especializados em Música antiga como: Arte barroca (SP), Armônico Tributo (Campinas-SP), Roberto de Regina (Curitiba), Benedictus (Rio de Janeiro), Tábula (Brasília), Calíope (Rio de Janeiro), Orquestra de Ouro Preto (Minas Gerais).

Vem atuando também como solistas junto a importantes orquestras brasileiras como a OSESP, Orquestra Municipal de São Paulo, Orquestra da USP, Sinfônica do Rio de Janeiro, Orquestra Petrobrás, Orquestra da Paraíba, OSPA, entre outras. Tendo sido dirigido por profissionais de renome como Roberto Minczuk, Marin Alsop,Silvio Viegas, JulioMoretzsohn Carlos Prieto, Aylton Escobar, Marcelo Ramos, Cristina Banegas, Monica Vasquez, Ricardo Kanji, Homero Magalhães Filho, ManfredoKraemer, Homero Magalhães Filho, Nicolas Rauss, Nicolau Figueiredo.

No terreno operístico cantou como protagonista o “Orfeu” de Gluck em Mendoza, como Speranza no “Orfeu” de Monteverdi no Rio de Janeiro e em Curitiba como Ptolomeu na Ópera ”Júlio César” de Haendel, tendo sido protagonista também da ópera “O pescador e sua alma” de Marcos Lucas em Brasília e no Rio de Janeiro. Na ópera Acteon de Charpentier em Curitiba, Dido e Aeneas com a Cia Minaz.

Participou de gravações com a Camerata Antiqua de Curitiba, com o grupo Caliope do Rio de Janeiro, com o Festival de Juiz de Fora, comRoberto de Regina e recentemente com o Coral e Percussão da OSESP.

Jean Carlos Gorges Contratenor/Mezzosopranista

Atualmente integra o grupo de pesquisa do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança da Universidade de Aveiro em pesquisas sobre fisiologia vocal e neurologia (PhD). Possui Bacharelado em Canto Lírico pela UNESPAR e Mestrado em Música pela Universidade de Évora (Portugal) e em Ópera pela Universidade de Gotemburgo (Suécia). Ao longo de sua carreira estudou com renomados professores como Bo Rosenkul (Suécia), Liliana Bizinechi (Romênia)e se apresentou em concertos no Brasil, Argentina, Alemanha, Áustria, Polônia, Suécia, Itália e China. Juntamente com a Internationale Chorakademie esteve sob regência de maestros como: Rolf Beck (2015-2022), Krzystof Penderecki (2019, Polskie Requiem), Peter Eötvös (2019, Psalmus Hungaricus – Z. Kodály), Andreas Spering (2018, Die Jahreszeiten – J. Haydn) e Tan Dun (2018, 2019, Buddah Passion). Como solista, interpretou obras de compositores como Handel, Bach, Mozart, Menotti, Britten e Rossini, destacando-se em papéis importantes como "Cenerentola" no OsloperaBall 2023 (Noruega).

Instagram post retrato dia da advogada branco (6).png
Instagram post retrato dia da advogada branco (4).png

Daniel de Vasconcelos, 24 anos, Contratenor.

Nascido na Capital Paulista, iniciou os seus estudos aos 10 anos voltado ao Canto Coral e Trompa. Aos 15 anos de idade, inicia seus estudos voltado ao Canto popular e Erudito, se formando na Classe de canto da Professora Narayani Sri Hamsa no projeto Guri Santa Marcelina em 2019Frequentou a EMESP TOM JOBIM, podendo estudar com Marta Dalila Mauler na Classe de Canto Lirico e Marília Vargas, na classe de Música Antiga.Ainda em São Paulo, Daniel realiza concertos como Coralista e Solista do Coral jovem do Estado, sob Regência de Thiago Pinheiro, Luís Otávio, dentre outros regentes convidados, apresentando concertos diversificados do barroco ao popular Brasileiro.Frequentou o Ateliê de Música Antiga e Música Contemporânea da Escola Municipal de São Paulo sob as Orientações dos professores Juliano Buosi, Tiago Gati e Hermes Daniel Jacchieri. Foi aluno ativo de masterclasses voltado ao Canto lirico e Música antiga, sendo algumas dessas: - Regência e Canto sob orientação da Regente Agnieska Frankow-Zelansky, Polônia(2017)- Improvisação no canto coletivo com Quarteto Mouthfull, Inglaterra( 2017)- Improvisação popular com Roger Treece, Estados Unidos (2018)- Festival Canto em Trancoso (2019)- Masterclass Julliard School (2019) - Festival de Música de Curitiba sob orientação de Sophie Danemann, Robin Blaze e Raquel Andueza, Inglaterra e Espanha (2020 e 2023)Atualmente, Daniel reside em Curitiba, tendo participado da Temporada 2022 da Camerata Antiqua de Curitiba como solista e coralista, solista convidado de outros coros de Curitiba e Estado do Paraná.Em 2023 foi vencedor do 2° Concurso de Canto Natércia Lopes em Vitória, Espírito Santo.

Diego Marcondes

 

Estudante de canto desde 2015, começou seus estudos aos 28 anos de idade, como tenor, no núcleo de opera comunitário de Curitiba (nocc), sendo classificado como contratenor somente em 2017, pelo seu professor de canto lírico a época Ivan Moraes.

 Participou de muitos projetos comunitários apresentando sua arte em concertos como cortina lirica da série cidadão cantante no terceiro festival de ópera do paraná cantando como solista a aria cold song e dueto Sound the trumpet da ópera King Arthur, III ato, aria Sonnata a lagrimar da ópera Giulio Cesare.

 Na continuidade da cortina lírica participou do Concerto uma Noite com Figaro entre outras apresentações para a comunidade em eventos culturais da cidade.

 Participou do projeto talentos no palco com a direção musical do pianista e empresário Thiago lima em 2017.

 Em 2018 integrou o coro Ottava Bassa, sob a regência do maestro Alexandre Mousquer. Ainda em 2018 passou a estudar com o professor Thiago Monteiro e logo depois com o tenor lírico Cristhyan Segala com quem estuda até a atualidade.

 om o coro Ottava Bassa ja participou de inúmeras apresentações como coralista em grandes espetáculos como World, Pacem e Grande Concerto de Natal de Curitiba, entre muitos outros, inclusive em algumas apresentações como solista interpretando obras como Ave Maria de Caccini e He was Despised de Handel.

 Também iniciou aulas de canto com o maestro, regente e cantor lírico Alexandre Mousquer a pouco mais de um ano atrás.

 Participou em 2022 da 40 oficina de música de Curitiba tendo aulas com a soprano Raquel Andueza e o contratenor Robin, e interpretou novamente a canção de Henry Purcell, Sound the Trumpet na Capela Santa Maria.

Instagram post retrato dia da advogada branco (2).png

João Luiz Junior é formado como  Contratenor pelo Conservatório Maestro Paulino sob orientação da Professora Julcy Rodrigues.

Licenciado em Música e Pós Graduado em Canto e Expressão. Possui especializações em: Yoga e Canto com Isa Luchi e Ciência da Voz com Flávia Caraíbas; especializações em movimento corporal na Técnica de Alexander.

Mantém seus estudos vocais e performáticos sob as orientações das professoras Maria Roggencamp e Isa Luchi. É pós graduando de Música, Regência Coral e Arranjo Musical.

É professor de Canto Popular e Lírico do Conservatório Maestro Paulino; e também professor de música/canto autônomo. É chefe de naipe e preparador vocal do Coro Cidade de Ponta Grossa e canta no naipe dos contraltos. Já foi convidado para ser cantor solista com a Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa, Coro em Cores e Banda de Música do 13 BIB. Já compôs o grupo de cantores reserva da Camerata Antíqua de Curitiba. Já foi finalista e semifinalista de concursos de canto lírico no Concurso Internacional de canto Linus Lerner, Concurso de canto Maria Callas e concurso de canto Natércia Lopez, respectivamente.

É aluno Flautista do Conservatório sob orientação do Professor Fabrício Ribeiro. A 20 anos trabalha com músicos e cantores voluntários, iniciantes e profissionais em Ponta Grossa.

fundo-floral-elegante-em-estilo-barroco-design-de-arte-de-flores-decorativas-retro-ilustra
Instagram post retrato dia da advogada branco (9).png

Alexandre Mousquer

Tenor, natural de Florianópolis, apresentou-se como solista com a OSSCA, SCAR, OSIMPA e Orquestra de Câmara de Curitiba . Interpretou personagens nas óperas “Il Maestro di Cappella”, “Gianni Schicchi”, “Mirandolina”, “Fosca” no Theatro São Pedro em São Paulo e “L’ocasione fa il Ladro”.
Integrante da Camerata Antiqua de Curitiba , vem atuando também como solista , apresentando -se no Brasil e exterior sob a regência de importantes Maestros.
Atualmente além de sua carreira de cantor, atua como regente, preparador vocal e produtor musical. É regente preparador do Coro Sinfônico do "Grande concerto de Natal" desde 2018, sob regência do Maestro Norton Morozowicz.
Regente preparador do Coro Sinfônico da Orquestra Sinfônica do Paraná para o Concerto da Nona Sinfonia de Beethoven sob regência do Maestro Roberto Tibiriçá, Concerto Cívico sob regência do Maestro Helder Trefzger em 2023, Floresta do Amazonas de Villa- Lobos sob regência do Maestro Roberto Tibiriçá em 2024, Choros 10 Villa-Lobos sob regência do Maestro Roberto Tibiriçá em 2024
Maestro e preparador do coro Sinfônico - Requiem Brahms no Teatro Guaíra -2023
Atuou também como regente assistente em várias edições da Oficina de Música de Curitiba. Solista no "Grande Concerto de Natal de Curitiba" sob regência do Maestro Norton Morozowicz em
2023 no teatro Guaíra.
Solista Junto a Orquestra Sinfônica do Paraná “Viva a Ópera” sob regência do Maestro Roberto Tibiriçá em 2024.
Solista no Concerto da Camerata Antiqua de Curitiba - Tributo a Maria Callas sob regência do Maestro Ira levin no Teatro Positivo 2024.
Solista no Concerto 100 anos sem Puccini junto a Orquestra Ladies Ensemble sob regência do Maestro Alexandre Brasolin no Auditório Regina Casillo 2024.
É regente e fundador do Coro Masculino Ottava Bassa, o qual se destaca por seu excelente desempenho artístico, sendo vencedor de 2 Concursos Internacionais de Canto Coral.

 

  •  Semifinalista no Concurso de Canto Maria Callas – 2017

  • Finalista do Concurso Internacional de Canto Veronica Villarroel 2020 (MX)

  • Semifinalista no Concurso Internacional de canto Premiere Opera Fundation NY 2020 (EUA)

Priscila Malanski

Iniciou o estudo do piano aos 6 anos de idade no Conservatório Musical Passionista, aos 9 fez seu primeiro recital solo. Aos 16 foi admitida no Curso Superior de Instrumento da EMBAP, tendo autorização para cursar o ensino médio e o Bacharelado simultaneamente.  É Pós-graduada em Música pela EMBAP e Mestra em Música pela UFPR.

Por obter as melhores notas no Curso Superior foi solista da Orquestra Sinfônica Jovem do Paraná em 1991, sob regência do maestro Gerardo Gorosito.

Em 2005 foi solista da Orquestra Filarmônica Juvenil da UFPR, sob a regência da maestrina Denise Mohr.

Em 2008 solou com a Orquestra Sinfônica do Paraná, sob regência do maestro Ernani Aguiar, executando o Concerto 5 de Heitor Villa Lobos.

Foi pianista do Coro Ottava Bassa e atualmente do Coral da OAB Paraná, ambos sob regência de Alexandre Mousquer É pianista do núcleo de ópera da Oficina de Música de Curitiba desde 2017. Atua como solista, camerista, professora e correpetidora.

Em 2017 ingressou na Orquestra Ladies Ensemble, a primeira orquestra profissional feminina do Brasil, sob direção de Fabíola Bach Akel e atualmente sob regência do maestro Alexandre Brasolin. Além de integrante, tem se apresentado como solista junto a esta orquestra desde 2022, tendo solado o Concerto em Fá menor de Bach, o segundo movimento do Concerto 2 de Rachmaninoff e em 2023 foi solista do Concerto 3 de Beethoven.

O Coro Masculino Ottava Bassa,

foi idealizado e fundado em abril de 2016 por seu maestro titular, o cantor lírico integrante da Camerata Antiqua de Curitiba Alexandre Mousquer.
Surgiu com o desejo em desenvolver um trabalho artístico coral exclusivamente com vozes masculinas, formação essa, bastante difundida e apreciada em países europeus e norte-americanos, porém, muito pouco celebrada no Brasil.
O grupo é formado por cantores profissionais, estudantes de canto, assim como outros músicos que também apreciam essa distinta formação musical.
É um grupo que desenvolve um trabalho com alto nível artístico, primando pelo desenvolvimento técnico vocal de seus integrantes e trazendo, como diferencial, além da natureza de sua formação, um repertório abrangente e eclético de obras de grandes compositores contemporâneos mundiais, isso faz com que o grupo venha rapidamente conquistando plateias e se destacando no cenário musical de Curitiba e do Brasil, bem como despertando interesses internacionais.
O Coro Masculino Ottava Bassa crê na importância e relevância de seu trabalho para o enriquecimento do cenário das artes e da cultura paranaense e brasileira.
Vem se destacando nas redes sociais com crescente adesão de novos admiradores, assim como, desde o seu surgimento vem arrebatando plateias por onde passa, isso faz com que o grupo venha colecionando inúmeros convites para se apresentar em festivais no Brasil e no exterior.


Premiações

  • 1º Lugar Concurso Internacional de Coros "Cantoritiba" 2017

  • 1º Lugar Festival de Coros de Joinville 2018

  • Melhor Coro Voto Popular Festival de Coros de Joinville 2018

  • Melhor coro masculino Cantoritiba 2017

  • Melhor coro masculino Cantoritiba 2016

Coro Ottava Bassa

TENORES 1

Anderson Santana

Cristhyan Segala

Diego Marcondes 

Edmar Lanes Jr

Lucas Chevalier

Paul Colman

TENORES 2

Alessandro Battaglin

David Leal

Eduardo Arcas

Fernando Magalhães

Fernando Tardiolli

Leandro Leoni Paes

Leo Silva

Odair Sebaniski

Rodrigo Costa

BARÍTONOS

Alan Rocha dos Santos

André Maia

Beto Antunes

Enzo Villani

Joanne Facin

João Mine

Reginaldo Oliveira 

BAIXOS

Caio Lucio Nascimento

Fabio Murilo Frari

Gui Empke

Israel Michels

João Carlos Moreno

Kaká Laux

Marcelo Simião

Paulo Bohn

Ricardo de Ramos

Walter Michel

Regência Alexandre Mousquer

Pianista Priscila Malanski

Flautista Amanda Hartwig

Coordenação e Produção Kalinka Nikitenko

Auxiliar de Produção Leandro Leoni Paes

OTTAVA BASSA

fundo-floral-elegante-em-estilo-barroco-design-de-arte-de-flores-decorativas-retro-ilustra

CONTATO 41 999643898

Ottava bassa (11).png
bottom of page