• Fanpage
  • Instagram
  • YouTube
Melhor Coro Masculino
2017
1ºLugar
Erudito Avançado
CORO MASCULINO

NOSSA HISTÓRIA

40 vozes e uma história.

O Coro Masculino Ottava Bassa foi idealizado e fundado em abril de 2016 por seu maestro titular, o cantor lírico integrante da Camerata Antiqua de Curitiba Alexandre Mousquer.

Surgiu com o desejo em desenvolver um trabalho artístico coral exclusivamente com vozes masculinas, formação essa, bastante difundida e apreciada em países europeus e norte-americanos, porém, muito pouco celebrada no Brasil, o grupo é formado por cantores profissionais e estudantes de canto, assim como outros músicos que também apreciam essa distinta formação musical.

O Ottava Bassa é um grupo de voluntários que desenvolve um trabalho com alto nível artístico, primando pelo desenvolvimento técnico vocal de seus integrantes e trazendo, como diferencial, além da natureza de sua formação, um repertório abrangente e eclético de obras de grandes compositores contemporâneos mundiais, isso faz com que o grupo venha rapidamente conquistando plateias e se destacando no cenário musical de Curitiba e do Brasil, bem como despertando interesses internacionais.

 

Com uma formação que agrega atualmente 34 cantores, um pianista, e percussionistas, o Coral Masculino Ottava Bassa crê na importância e relevância de seu trabalho para o enriquecimento do cenário das artes e da cultura paranaense e brasileira.

Em 2016, o coro fez sua estreia na 1ª Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba, realizada na Capela Santa Maria sob a curadoria da Camerata Antiqua de Curitiba, no mesmo ano, a convite do Maestro Stefan Geiger, titular da Orquestra Sinfônica do Paraná, o grupo compôs o coro da ópera "Der Freischütz" ("O Franco Atirador") de Carl Maria von Weber, no Teatro Guaíra.

Participou também do Festival Internacional de Coros de Curitiba, o Cantoritiba, no qual foi premiado como o melhor coro masculino daquela edição; ao fim de 2016 o grupo realizou seu primeiro espetáculo cênico musical, intitulado “Smile – A vida vale a pena se você apenas sorrir”, na Capela Santa Maria, espetáculo esse, inspirado na música e estética visual da obra de Charlie Chaplin e na cultura estadunidense do canto ao estilo barbershop, reconhecido por sua típica formação de quarteto vocal masculino.

 

Em sua trajetória a seguir, o Ottava Bassa participou da II e III Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba [2017 e 2018] e foi reconhecido e agraciado na edição de 2017 do Cantoritiba com o primeiro lugar na Categoria de Música Erudita Avançada e recebeu também o prêmio de melhor Coro Masculino.

Ainda em 2017 realizou o espetáculo natalino “Pacem”, o material captado na ocasião se transformou no primeiro registro em DVD do grupo. Em 2018, o grupo integrou como convidado a programação da 35ª Oficina de Música de Curitiba, na ocasião o grupo apresentou o espetáculo “Momentos” inspirado na trajetória do próprio grupo.

 

Neste ano de 2018, o grupo deu início a uma série nominada de “Canticum Novum” onde se apresenta num circuito de igrejas da capital paranaense e sua região metropolitana e foi convidado a realizar a abertura da palestra “Qual é a tua obra?” do filósofo e pensador contemporâneo Mario Sérgio Cortella, no Teatro Positivo. O Ottava Bassa vem se destacando nas redes sociais com crescente adesão de novos admiradores, assim como, desde o seu surgimento vem arrebatando plateias por onde passa, isso faz com que o grupo venha colecionando inúmeros convites para se apresentar em festivais no Brasil e no exterior.

 

1/2
 

AGENDA

Próximos concertos e apresentações

 
 

“Lindo de ver a regência e lindo de ouvir o grupo.

Nós merecemos vocês e vocês têm nossa admiração. Quero prestigiar mais!”

 
 

CONTATO

Fale com a  gente.