"Eu sou o mestre do meu destino
Eu sou o capitão da minha alma”.
Assim termina o poema vitoriano do poeta inglês William Ernest Henley intitulado “Invictus”.
Nesses versos contém a essência do contexto em que se apresentam as obras nesse álbum! Importantes composições de repertório coral, do Brasil e do mundo, de diferentes épocas, assim como arranjos especiais com variedade estilística, contam um pouco da trajetória do coro masculino Ottava Bassa desde seu início até o momento em que presenteia seu público com seu primeiro álbum gravado.
“Invictus”, mostra a liberdade estética à que o grupo se propõe na escolha e interpretação de seu repertório, onde o erudito se torna popular, o sacro e o profano se conectam em harmonia entre os céus e a terra. Onde a história, a cultura e a arte dos povos, se tornam música de todos e para todos! E a união das vozes em coro, trazem à vida e ao mundo mais beleza!
Invictus ou Invencível, sugere a luta pela justiça, pela igualdade no sentido mais abrangente, pela liberdade a despeito de toda a opressão, a busca pela paz individual e também dos povos. É a força da voz de todo aquele que necessita ser ouvido, compreendido e respeitado! De tudo já se tem falado, e talvez até, todas as palavras já tenham sido ditas!
Deixemos então a música falar ao nosso coração, aquilo que só a alma pode compreender...
William Ernest Henley
Alexandre Mousquer • REGENTE
NOVOS HORIZONTES
40 vozes e uma história.
O Coro Masculino Ottava Bassa foi idealizado e fundado em abril de 2016 por seu maestro titular, Alexandre Mousquer.
Surgiu com o desejo em desenvolver um trabalho artístico coral exclusivamente com vozes masculinas, formação essa, bastante difundida e apreciada em outros países, porém, pouco realizada no Brasil. O grupo é formado por cantores profissionais e em formação, atualmente composto por 40 cantores, pianista e percussionista e destaca-se pela realização de Grandes Espetáculos Cênicos.
Um dos mais conhecidos e consagrados é o espetáculo natalino, Pacem “Ilumine o Mundo”
Em 2016 recebeu o Prêmio de Melhor Coro Masculino no Festival Internacional de Coros; Em 2017 venceu o concurso, conquistando assim o Primeiro Lugar no Festival Internacionais de Coros na categoria erudita e também ganhou o Prêmio de Melhor Coro Masculino ; Em 2018 venceu o concurso, conquistando assim o Primeiro Lugar do Festival de Coros de Joinville.
O Ottava Bassa desenvolve um trabalho de elevado nível artístico, primando pelo desenvolvimento técnico vocal de seus integrantes e trazendo como diferencial, além da natureza de sua formação, um repertório abrangente e eclético de obras de grandes compositores antigos e contemporâneos do mundo, crê na importância e relevância de seu trabalho para o enriquecimento das artes e da cultura, fazendo com que o grupo venha rapidamente conquistando plateias e se destacando no cenário musical de Curitiba e do Brasil e também de outros países.